quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Baco - de Michelangelo

 Antes de falar sobre a escultura de Michelangelo devo falar sobre o deus Baco.

 Baco, na mitologia romana (na mitologia grega se chama dionísio) é o deus do vinho e das festas. Filho do deus Júpiter (Zeus) e da mortal Sémele, quando adulto descobriu a arte de extrair o suco da uva e transforma-la em vinho. Juno (Hera) já não gostava dele pelo fato de ser filho de seu marido com outra mulher, e com raiva o fez vagar por varias partes do mundo, e por causa disso ele ficou louco.
 Quando passava pela Frigia encontrou com Cíbele (deusa que simbolizava a fertilidade da natureza) e ela o curou, Baco ficou um tempo com ela, nesse tempo Cíbele ensinou seus rituais religiosos a ele.
 Baco apos sair da casa de Cíbele vai espalhando sua descoberta do vinho por toda a Ásia. Ele tentou mostrar como se faz o vinho aos gregos, mas alguns príncipes não gostaram.

 A escultura foi feita entre 1497 a 1498 por Michelangelo. O Baco e Pietá tornaram Michelangelo muito famoso ainda jovem .
 O baco foi pedido por um banqueiro chamado Jacopo Galli (enquanto Michelangelo ainda estava em Roma), que com a escultura enfeitaria seu jardim, o braço que segura o copo na escultura foi quebrado por Jacopo, para seguir a tipologia clássica.
 A escultura mostra Baco embriagado com um copo em sua mão direita, atras dele esta um fauno (Sátiro) que também esta embriagado, ele tenta comer as uvas que estão penduradas na pele de leopardo que Baco segura na mão esquerda. O sátiro e baco não estão ligados um ao outro, mas o sátiro esta ligado as uvas e a bolsa.
 A escultura foi transferida para o Museu Nacional de Bargello em Florença na Itália em 1572, onde se encontra atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário